Ainda não há comentários

100 anos de Fundação Irmãs Paulinas

A Congregação Filhas de São Paulo, ou Irmãs Paulinas, celebrou no dia 15 de fevereiro de 2015 seus 100 anos de fundação. Concelebrada pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, e Bispo de Borba, Dom Elói Roggia, a celebração contou com a presença dos colaboradores e consagradas da Congregação. Conheça um pouco mais dos fundadores e da história e missão desta congregação:

A Congregação das Irmãs Paulinas é um espaço de vanguarda na Igreja; uma Congregação de carisma moderno, exigente, desafiador.

Utilizando a mais avançada tecnologia disponível, desenvolve seu trabalho com os meios de comunicação social. Tem na Igreja a missão de fazer despertar nas pessoas a semente do Evangelho, da Boa-Nova de Jesus, por meio da reflexão, da animação, da interação e da ação conscientizadora com esses meios. Certamente você já se deparou muitas vezes com a logomarca das Paulinas e se perguntou: quem estará por detrás deste símbolo? São centenas de mulheres consagradas a Deus, que entregaram a sua vida a serviço de uma mensagem que constrói a paz, que faz a união, que promove a fraternidade: a mensagem cristã, a Boa-Nova de Jesus Cristo.

Aqui no Brasil, as Paulinas estão prestando seu serviço à Igreja desde 1931, com a comunicação a serviço da vida, por meio de livros, revistas, pôsteres, cartões, músicas, DVDs, internet, programas de rádio, televisão, formação bíblica e de comunicação e dezenas de outras atividades.

Fundadores

Tiago Alberione

alberione_jovemTiago Alberione nasceu em 4 de abril de 1884, na pequena cidade de São Lourenço de Fossano – região do Piemonte, no norte da Itália. Desde pequeno ele tinha claro um ideal: fazer o bem às pessoas.

Aos 22 anos, ordenado sacerdote, inicia seu projeto de fundação da Família Paulina constituída por várias Congregações e diversos Institutos Seculares.

 O Apóstolo Paulo era a paixão de Alberione. Em Paulo apóstolo, Padre Alberione confirmou seu desejo de espalhar pelo mundo todo a mensagem de Jesus. São Paulo o fizera no século I, Tiago o quis fazer agora, no século XX, e nos seguintes. Se Paulo vivesse hoje, seria jornalista, disse alguém. A semente germinou em Alberione que, impulsionado pelo dom do Espírito Santo, lançou as raízes de uma nova congregação que anuncia Jesus Cristo com os meios de comunicação social, tendo Paulo Apóstolo por pai, padroeiro, exemplo. Assim pensou, rezou, amou e realizou.

Padre Tiago Alberione faleceu em 26 de novembro de 1971, aos 87 anos de idade. A Igreja reconhecendo suas virtudes, declarou-o venerável, no dia 25 de junho de 1996.

E o dia da beatificação chegou: 27 de abril de 2003. Padre Tiago Alberione é proclamado “Bem-aventurado” num reconhecimento oficial da Igreja àquele homem que foi um santo, um profeta e o pioneiro na evangelização.

Teresa Merlo

tecla1Teresa Merlo nasceu a 20 de fevereiro de 1894, em Castagnito d’Alba, ao norte da Itália. Única mulher entre os quatro filhos do casal Heitor e Vincenza Rolando Merlo. De saúde frágil, dedicou-se, desde adolescente, à arte da costura, num pequeno atelier da família. Sua sensibilidade religiosa chamou a atenção de Padre Tiago Alberione, que a convidou para coordenar um grupo de jovens que se preparavam para trabalhar com a imprensa. Era o dia 15 de junho de 1915.

Teresa intuiu logo que a proposta de Padre Alberione correspondia aos seus anseios de consagrar-se a Deus. Aceitou o convite, trocando o atelier de costura pela tipografia.

De fato, em 1918, Teresa com algumas de suas companheiras, foi enviada pelo Fundador a Susa onde o bispo lhes confiou a produção e divulgação do jornal diocesano “La Val Susa”. Esse momento marcou uma etapa significativa na vida de Teresa, que passará a considerar a experiência de Susa como o início da missão das Filhas de São Paulo.

Apoiada na fé, mais do que em recursos materiais, Irmã Tecla assumiu sem medo os meios modernos de comunicação, e contando apenas com a força de Deus, encorajou, no mundo inteiro, iniciativas até então inexploradas.

____________________________________________________________________________________________

Se você se sentiu chamada a ser uma comunicadora da Boa Notícia, e quer conhecer mais a Congregação, procure as Irmãs por email <vocacionalmanaus@paulinas.com.br> ou pelos telefones (92)3633-4251/ 3633-4017.

Fonte: http://www.paulinas.org.br/manaus/

Publicar um comentário