1

Quaresma

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração há 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O “Glória”, o “Aleluia” e o “Te Deum”.

A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, esse período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. O católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitência e a contrição. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

____________________

Por Davison Santos

Julia Pacheco
Julia Pacheco

Últimos posts por Julia Pacheco (exibir todos)

Comentário (1)

  1. Reply
    Fernanda Barros says

    Em profunda oração entregarei meu corpo e meu espírito ao Senhor Deus. Purifica Senhor nossos corações e restaura nossa alma para vivermos intensamente Tua palavra.

Publicar um comentário