Ainda não há comentários

Salve Nossa Senhora da Conceição!

Imaculada Conceição refere-se a um dogma, por meio do qual a Igreja declarou que a concepção da Virgem Maria foi sem a mancha (mácula em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, Nossa Senhora foi preservada do pecado pela Graça de Deus. Esta é a visão histórica de muitos historiadores sobre Mariologia.

Os fiéis sempre acreditaram desde os tempos da Igreja primitiva, que Maria, a mãe de Jesus, nasceu sem o pecado original. Dessa forma, há grande devoção à Maria, que se estende do Oriente ao Ocidente, enquanto mãe de Jesus e virgem sem pecados. No começo do Cristianismo, o dogma da Imaculada Conceição já era tido como uma verdade de fé para os fiéis.

No Amazonas, a consagração de nossa padroeira teve a oficialização feita pelo papa só foi concluída no ano de 1950. Os motivos que a tornaram padroeira do Estado estão relacionados a construção da Matriz, que recebeu após a finalização das obras, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Isso nos remonta aos missionários carmelitas que, em 1695, ergueram a primitiva Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Esta obra rústica foi reconstruída pelo então presidente da Província Manoel da Gama Lobo D’Almada, que fez ampliar as suas instalações. A nova obra, entretanto, foi destruída por um violento incêndio em 1850. Em 1892 foi criada a Diocese do Amazonas, a igreja inaugurada oficialmente em 1878.

Em 1927 Manaus recebe a visita de membros da família imperial brasileira e assistem a uma missa na igreja matriz. Em 1946 a Igreja de Nossa Senhora da Conceição elevada a Catedral. A Catedral já recebeu a visita do papa João Paulo II, em 1980, quando visitou a cidade de Manaus. A cadeira que ele utilizou ao celebrar a missa campal na cidade, até hoje está guardada no museu da igreja.

A atual edificação é em estilo grego, com grande parte do material importado da Europa, principalmente de Portugal; é o caso dos seis sinos de fundição portuguesa da capela-mor do batistério e dos três altares, tudo em Pedra de Lioz vinda de Lisboa. As telhas vieram de Nova Rainha (hoje Parintins).

A Catedral ainda conserva à direita de sua entrada principal um mausoléu com os restos mortais de Dom Lourenço Costa Aguiar, bispo à época de sua fundação. E do Bispo auxiliar de Manaus D. Jackson Damasceno.

Por isso, demos graças a Deus por termos a Mãe de Jesus como nossa intercessora e protetora. Salve Maria!

Wenderson Farias
Pascom-NSC

Publicar um comentário