Ainda não há comentários

358 Anos de Devoção à Imaculada Conceição, Padroeira do Amazonas

 

O dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 08 de Dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX na Bula Ineffabilis Deus, veio declarar a santidade da Virgem Maria desde o primeiro momento da sua existência. Desde a sua concepção (por isso que se chama Conceição), Nossa Senhora foi preservada da mancha do pecado original, do qual nascem todos os filhos de Adão e Eva. Segundo Santo Irineu, essa foi a convicção mais profunda da Igreja Católica, que viu na Virgem Maria a nova Eva.

Aqui no Amazonas, em 2017, são 358 anos de devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, desde a chegada dos missionários carmelitas em 1659. Segundo o historiador, Mário Ipiranga Monteiro, os missionários já rezavam em torno de uma imagem da Virgem Imaculada na primitiva tapera do índios Tarumã. Em 1695, ao lado do forte de São José da Barra do Rio Negro, os mesmo padres carmelitas levantaram a primitiva igrejinha de palha em louvor à Nossa Senhora Conceição.

O dia 08 de Dezembro é feriado na capital amazonense e, pelo menos, em mais de 170 cidades brasileiras. Nossa Senhora da Conceição recebe o título de Padroeira do Amazonas, Padroeira da Arquidiocese de Manaus, e é claro, da Catedral de Manaus, que recebe seu nome.

Neste dia 08 de Dezembro, Festa da Imaculada Conceição, venha celebrar esse momento de louvor e devoção à Padroeira do Amazonas!

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

 

 

 

Pe. Hudson Ribeiro – Pároco da Catedral de Manaus

 

Julia Pacheco
Julia Pacheco

Últimos posts por Julia Pacheco (exibir todos)

Publicar um comentário